domingo, 18 de dezembro de 2011

Calibrando a Bateria



Mais autonomia: Calibrando a bateria no Android


Uma queixa comum de usuários do Android é que em muitos casos, a autonomia da bateria pode cair com o tempo, fazendo com que um aparelho que antes aguentava um dia inteiro de uso pesado com uma única carga passe a ''pedir água'' no meio da tarde, por exemplo. Considerando que a autonomia da maioria dos aparelhos com o Android não é das melhores, qualquer redução adicional pode ser realmente perturbadora.



Esta redução pode começar pequena e ir se acentuando com o tempo, sintomas que podem ser confundidos com o de uma bateria envelhecendo, embora a causa real nada tenha a ver com a saúde da bateria.

O Android monitora constantemente o uso da bateria, salvando as informações no arquivodata/system/batterystats.bin. O grande problema é que com o tempo, depois de muitas cargas e descargas parciais, é comum que o sistema passe a se confundir, parando a carga antes que a bateria esteja completamente carregada. Com isso, o sistema pode considerar que uma carga equivalente a apenas 60 ou 70% equivale a uma carga completa, fazendo com que a autonomia caia em um terço ou mais. Este problema é especialmente comum no Milestone ou Milestone 2, mas pode ser encontrado também em outros aparelhos, independentemente da versão do Android em uso, especialmente se você tem o hábito de alternar entre diferentes ROMs.

O principal sintoma é o medidor passar a cair muito rápido de um nível intermediário para um aviso de bateria fraca, se mantendo estável dos 100 aos 60% e depois caindo rapidamente para os 20%.

Felizmente, este é um problema simples de solucionar, desde que você tenha acesso root.

1º) Comece plugando o carregador e deixando a bateria carregar completamente.
2º) Delete o arquivo de estatísticas, fazendo com que o sistema "esqueça" o status incorreto da bateria. Se você tem o Root Explorer instalado, pode simplesmente abrir o gerenciador e deletar o arquivo batterystats.bin em:data/system/batterystats.bin.
Ou você pode deletá-lo usando o Battery Calibration, um utilitário gratuito disponível no Market (o Battery Calibration serve precisamente para deletar o arquivo ''batterystats.bin''). Não se preocupe, pois este é apenas um arquivo de log, que será recriado no próximo boot.

3º) Deletado o arquivo, desconecte o aparelho do carregador e use-o normalmente até a bateria descarregar por completo.

Atenção! Esse passo é muito importante para completar a calibragem da forma correta!

Após feita a calibragem, use o aparelho normalmente até a bateria se esgotar por completo! Não use cabo USB e nem carregador. Uma dica é habilitar GPS, Wifi, BlueTooth, Sincronização afim de fazer esgotar o mais rápido possível a bateria.

Espere o celular desligar sozinho quando a mesma atingir quase 0% de carga.

4º) Com a bateria totalmente descarregada, faça uma nova carga completa, Espere o medidor chegar até os 100% (lembre-se: Durante esse processo não é recomendada a utilização do aparelho. Somente após o término da carga completa) e deixe mais uns 15 minutos para garantir e você voltará a ter a autonomia inicial, (o tempo pode variar de acordo com o quanto as estatísticas do sistema estavam desreguladas).

5º) Bateria calibrada!
Lembre-se: Se for preciso faça esse processo 3 ou 4 vezes e é recomendado sempre que uma nova ROM for instalada ou atualizada, ou então a bateria apresentar um desgaste anormal.

Obs: Usei como base esses dois Tutoriais:
http://www.hardware.com.br/dicas/calibrando-bateria.html
http://felipearon.net/android/calibrando-a-bateria-do-seu-android






Calibrando no modo Recovery
Este é outro procedimento, mas dá o mesmo resultado...


1. Carregue completamente a sua bateria.

2. Com o Samsung Galaxy 5 plugado no carregador, re-inicie em modo "Recovery".

3. No modo "Recovery"(Pressionar o botão desligar/Reiniciar/Recuperação), vá em "Advanced" e execute a opção "Wipe battery stats". Assim que você for executar esta função, remova o cabo do carregador e execute a opção "Wipe battery stats".

4. Re-inicie o seu Samsung Galaxy 5 e use-o normalmente até que sua bateria se esgote completamente.

5. Carregue seu telefone 100% novamente. Agora desligue-o. Deixe-o carregando até que a barra da bateria (Verde) apresente a informação de 100% carregada.

6. A parte importante. Remova o cabo do carregador por 5 segundos e plugue ele devolta instantâneamente. Aguarde que ele informe novamente que esta 100% carregado. Faça isso 1 ou 2 vezes.

7. Entre em modo "Recovery" e execute novamente a função "Wipe battery stats" como explicado no passo 3.

8. Após o Wipe, plugue o carregador novamente.

9. Inicie sua rom normalmente. Deixe o cabo plugado de 30 min a 2 horas.

NOTA¹: No passo 4, vc deve realmente usar até zerar, ou seja, não conect ele via USB para tranferir nenhum dado.
NOTA²: Realmente faço o q pede no passo 6, eh chato, demorado, mas faça.
Pronto!!!


Fonte: www.edsonmoretti.in

5 comentários :

  1. Meu filho tem um Galaxy Y e quando espeto o carregador 1 minuto depois ele fala q ja está em 100%, tiro o carregador e logo em seguida o aparelho informa q está sem bateria. Será q está calibragem pode resolver ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim viu silvio, tente e se não der certo mande pra assistência, abraços.

      Excluir
  2. Gui, obrigado, logo que meu Galaxy 5 carregar vou fazer este processo caso der certo, vou postar aqui, Espaco do Android eu recomendo pra um dos melhores sites de Android do mundo ou do Brasil neeh ' rsrs ' vlw aeew o//

    ResponderExcluir
  3. Gui meu smart é novo é o Razr D1 ele tem acesso root você sabe me dizer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não viu amigo.. tem de esperar mais um tempo ainda. Abraços.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...